León – Santiago 2021 (dia 0 + 1)

Este ano tínhamos decidido fazer o Francês, alias… íamos fazer o Irun – Oviedo, mas como o comboio Sud-Express estava descontinuado devido ao Covid19, optámos por fazer um Caminho de Santiago mais perto. Deixamos Irun para 2022.

O transporte era o grande dilema, mas o cunhado do Zé, disponibilizou-se para nos ir levar e trazer!! Puxa, foi mesmo fixe. acabou com o grande dilema de 2021, como e quem é que iria buscar a malta. Obrigado Carlos. Valeu

A chegada a León , foi um bocadinho fora da caixa, sendo León uma cidade fundada no século I a.C. Criada para proteger o território dos habitantes selvagens das montanhas das Astúrias e Cantábria, e para garantir o transporte do ouro extraído da província da Hispânia, especialmente nas minas próximas à actual cidade de Las Médulas. Com catedrais e monumentos lindíssimos… Passámos a primeira meia hora numa feira de farrapos dos ciganos igualzinha às que temos por cá, mas gigante. Sempre com a ideia de que a secção de comidas era do outro lado percorremos a feira de fio a pavio. Alias o Zé ainda foi feirar, não resistiu à tentação.

Lá almoçámos e fomos tratar do ckeckin e das bikes. O Carlos Rodrigues tinha mais 3 horas para trás. “Até para a semana”

Depois guardar as bikes fomos dar uma voltinha ao centro de León . Estava em Festa, era a festa de San Froilan. Nem parecia que estávamos na era covid.


E como as grandes diversões são muitas vezes conseguidas com coisa simples, fomos para o parque jogar ao Jogo da Castanha.

Quem perdesse, ou os últimos perdedores pagavam uma Sidra no centro. O Filipe e o Jaime foram os perdedores pagaram a Sidra Asturiana, é uma bebida estranha primeiro estranha-se depois entranha-se.

Há noite a Lila estava cansada da viagem e ficou na cama, os machos foram jantar ao restaurante. Éramos para ir ao restaurante Rincon do Gaucho mas acabamos a ver a final do Campeonato do Mundo de FutSal no restaurante El Besugo (mais parecia um restuarante para a 3ª idade). Portugal – Argentina, vencemos 2-1, com os Argentinos a mandar uma bola ao poste no último segundo. Viva Portugal!

A manhã seguinte foi acordar às 7:30 pois tínhamos pequeno almoço marcado para as 8:30, mas das 8 às 8:30 era afinar e meter os alforges, depois comer e arrancar.

As dúvidas do primeiro dia, como é que vai ser este ano? Será que vai correr bem? Vamos apanhar chuva?
Para Já vamos comer, depois logo se vê.

Na primeira paragem, no café El descanso de Santiago, tivemos os primeiros contactos com os peregrinos(as) que já vinham desde

os Pirinéus, de San Jean Pied de Port (início do caminho Francês) a mais de 800 km de Santiago,
há mais de 24 dias a andar sozinhas.
Então neste café de beira de estrada estavam algumas Anotações escritas:
Menos Conforto => Mais Vida
Dá que pensar… fiquem com o video do dia.

O almoço/lanche foi nos banquinhos de jardim em Astorga. Com uns bocadilhos e umas canhas, sim porque uma ou duas canhas não é considerado botelhon!
O jantar foi na pizzeria venezia. Fraquinhas…
Pronto para primeiro dia não está mal 50 Km e um tombinho. Venha o próximo!

Deixe um comentário